Pedro aos 24 anos

Pedro aos 24 anos
Pedro alimentando o pássaro

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Revista CHC | Edição 146

Quando crescer vou ser... filósofo!

 

Conheça melhor a disciplina que tenta explicar os conceitos criados pelo homem
Por: Pedro Gomes Ribeiro, Instituto Ciência Hoje/RJ
Publicado em 15/05/2004 | Atualizado em 03/08/2010
Quando crescer vou ser... filósofo!
(Ilustração: Mariana Massarani).
Não sei, não. Mas aposto que você está com a língua coçando, doido para fazer uma pergunta! Acertei? Mal acabou de ler o título deste texto, pensou: o que é um filósofo? É, quando somos crianças, estamos sempre atentos ao que ocorre ao nosso redor e querendo saber mais sobre tudo. A curiosidade nos leva a fazer questões sobre os mais diversos assuntos! É como Leandro Konder, professor de filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, diz: "todo mundo nasce filosofando..."
Epa! Mas o que é filosofar? Pronto! Já apareceu outra pergunta para fazer companhia à primeira: o que é um filósofo? Mas, tudo bem! Afinal, para responder às duas, basta solucionar uma terceira questão: explicar o que é a filosofia!

Fazer isso não é fácil. Mas vamos por partes! A palavra filosofia tem origem grega: "filo" significa "amizade", enquanto "sofia" quer dizer "sabedoria". Aliás, a própria filosofia surgiu na Grécia, na Antiguidade, quando alguns homens começaram a usar a linguagem e o discurso para influir na política de Atenas, principal cidade grega. Era assim: os homens defendiam suas próprias idéias, depois, votavam na que parecesse melhor. Na época, saber falar se tornou muito importante e daí surgiram os filósofos, que eram os homens que dominavam a linguagem.
Mas se quiséssemos explicar, hoje, o que é a filosofia, o que poderíamos dizer? "A filosofia é uma disciplina que tenta explicar os conceitos criados pelo homem, mantendo sempre uma postura de questionamento", explica João Quartim de Moraes, professor da Universidade Estadual de Campinas. "Ela busca investigar, se aprofundar em determinado tema."
Quando crescer, vou ser filósofo 2
O belo, o bom, o justo, o certo, por exemplo, são todos conceitos, idéias concebidas pelo homem, sobre os quais vários filósofos já pensaram. Mas o que não faltam são temas que esse profissional pode estudar!

Leandro Konder, por exemplo, conhece a fundo a obra de um filósofo alemão chamado Karl Marx, que analisou como a economia e a política estavam organizadas no século 19. Tanto é que já publicou muitos livros a respeito! Mas não pense você que, nessas obras, Leandro só conta o que pensou Marx. Nada disso! O filósofo aprofundou as idéias desse pensador e as relacionou com as de filósofos mais recentes.
Ao fazer isso, Leandro, que também é professor de filosofia, assumiu outra faceta da sua profissão: dedicou-se à pesquisa. Nesse caso, o profissional estuda a filosofia que já foi produzida, escreve trabalhos sobre autores e seus temas e, muitas vezes, busca pensar, também, as questões de seu tempo, com suas características próprias. "A grande qualidade da filosofia, aliás, é justamente essa: pegar o conhecimento que já existe, pensar os dias atuais e partir para um novo pensamento", explica João Quartim de Moraes.

Por falar nisso... Qual será a grande qualidade do filósofo? João Quartim de Moraes explica que é estar sempre cheio de perguntas e ser um desconfiado por natureza. Se você é assim, estudar filosofia pode ser uma boa. Mas não precisa ter pressa para escolhê-la como profissão. "Tudo tem sua hora", conta Leandro Konder, com razão. Afinal, quando jovens, tanto ele quanto João fizeram faculdade de direito, depois se tornaram jornalistas, mas, por fim, acabaram se decidindo pela filosofia. Então, melhor é estudar e esperar a hora certa! Se você tiver de ser filósofo, será!

Pedro Gomes Ribeiro
Instituto Ciência Hoje/RJ    

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário