Pedro aos 24 anos

Pedro aos 24 anos
Pedro alimentando o pássaro

domingo, 11 de setembro de 2011

um pouco do brasil - introdução (I)

Caso me perguntassem o que é a cultura Brasileira, eu me encheria de vírgulas e detalhes para não chegar em ponto final algum; não que essa objetividade seja necessaria. Mas é complicado falar sobre um país continental, que extrapola a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio. E a pergunta levou-me ao chão simples e vasto dos brasileiros: Porque 'cultura brasileira' com letras minúsculas? Antes dessa pergunta, eu poderia, no máximo, refletir sobre Culturas Brasileiras, mas trocar o substantivo proprio pelo comum é o caminho para se construir um discurso mais sincero, para iluminar as curvas de como vive e se relaciona o povo brasileiro; e no singular mesmo, até porque um dos desafios de se estudar cultura brasileira é reconhecer aquilo que faz de todas as pessoas que vivem no Brasil serem reunidas num grupo denominado brasileiro.

(postado originalmente por Pedro Gomes em 21 de amio de 2007 no Blog http://pedro-gomes.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário